– Crítica Teatral: “Crimes Delicados'”. Por Francis Fachetti.

­
CRÍTICA TEATRAL:

 

A força cênica em um histrionismo necessário conduzido com maestria e executado em plena conformidade.

Daniel Dantas, André Junqueira e Well aguiar em:

“CRIMES DELICADOS”

 

A tragicomédia “Crimes Delicados” é um exemplar histriônico de uma tessitura teatral fluida.

O espetáculo se coloca num surreal em arrebatamentos emocionais, vertigens compulsivas de atitudes bem construídas e amarradas pela direção em conformidade com o texto.

A imprevisibilidade autoral é descortinada em cena com viceralidade e solidez na desenvoltura
das atuações. Nos revela uma inspiração no linguajar do teatro do absurdo.

A compulsividade que é aparente ou velada das personagens torna a irrupção – entradas e apelos impetuosos e súbitos – de cada um, num diálogo em verdadeira ação e a ação em delicioso diálogo; fruição, desfrute cênico com perfeita aclimatação.

A cena demonstra o poder encarnado em cada um como se não houvesse amanhã; personagens usam suas armas, dissimulam estratégias, abusam do bélico, do sórdido, nos remetendo à contemporaneidade a que estamos expostos e sendo aviltados.

”Crimes Delicados”

 

O texto de José Antônio de Souza é um colóquio teatral que deslancha e desnuda a obscuridade humana em diálogos nevrálgicos, com artimanhas coloquiais, diretas, numa linguagem azeitada, avolumada a cada minuto.

Uma narrativa que oferece vigor, sem espaço à frivolidade.

José Antônio de Souza apresenta um manusear abusando da vileza compulsiva. Expõe o casal: Lila (André Junqueira), Hugo (Well Aguiar) e Efigênia, a empregada (Daniel Dantas) numa linguagem nada hermética, ao contrário, de forma transparente, envolvente.

Luciana Bicalho em sua direção de movimento, está em perfeita imbricação com a direção de Alvisi, aumentando o atear fogo nas lindas atuações.

 

Well Aguiar e André Junqueira.

 

Um elenco onde o jogo cênico é untado com liberdade, profunda personalidade atoral e plena responsabilidade em cada gesto corporal esculpido.

Well Aguiar brilha desenredando um apoio fundamental – com a ética de um belo ator.

 

Well Aguiar.

 

André Junqueira é o homem/mulher que se imbui na força da compulsão e nos arrebata como um indômito ator com seu talento que não se pode refutar.

André Junqueira.

 

Como definir Daniel Dantas em Efigênia? Não sou capaz, só vendo para acreditar de onde vem tanto desbragamento cênico em “tímida” presença. Ele é o contraponto dele mesmo: totalmente minimalista, e ao mesmo tempo um cínico necessário e monopolizador, em trejeitos estudados, apregoando um caráter exuberante em seu ofício – Bravíssimo!!!

Daniel Dantas.

 

Marcus Alvisi faz uma direção beneficiando os acontecimentos e dignificando texto, atuação; uma comédia deliciosamente dirigida com uma força visível e com um olhar simples, corroborando com o exacerbar do histrionismo necessário com sua maestria direcional.

 

“CRIMES DELICADOS”: MOMENTO TEATRAL DA MELHOR QUALIDADE.

Corram!!! Assistam!!!

 

 

 

 

“CRIMES DELICADOS”

SERVIÇO:

Teatro PetraGold

Show CommentsClose Comments

Leave a comment